terça-feira, 23 de julho de 2013

Combustão espontânea


A combustão humana espontânea (CHE), tambem conhecida em inglês como Spontaneous Human Combustion ou SHC, é um fenômeno no qual o corpo de uma pessoa entra em combustão, aparentemente não provocada por uma fonte externa de ignição.
Embora nunca  testemunhado, há centenas de relatos de mortes atribuídas à CHE nos últimos 300 anos, porém poucas delas foram analisadas por especialistas, os primeiros casos de combustão espontânea de pessoas foram registrados no séc. XVI e o último verificou-se em 2010 na Irlanda.

As caracteristicas básicas dos casos de CHE:
  • A vítima é quase completamente consumida pelas chamas, geralmente no interior da própria residência, sem que nada incluindo mobilia, seja afetada.
  • Os primeiros a encontrar os corpos carbonizados relatam ter percebido o cheiro de uma fumaça adocicada nos cômodos onde o fenômeno ocorrera.
  • Os corpos carbonizados apresentam as extremidades (mãos, pés e/ou parte das pernas) intactas, mesmo que o dorso e a cabeça estivessem irreconhecíveis.
  • O cômodo onde o corpo é encontrado mostra pouco ou nenhum sinal de fogo, salvo algum resíduo na mobília ou nas paredes.
  • As chamas tem um tom azulado e partem do interior da pessoa.
Teorias:
  1. Iniciado quando o metano  acumulado nos intestinos entra em ignição estimulado por enzimas. 
  2. Poderia ter como causa o acúmulo de eletricidade estática dentro do corpo.
  3. Proviria de uma força geomagnética externa exercida sobre o corpo.
  4. Trataria-se apenas de casos de pessoas com velas ou cigarros no momento de um infarte, por exemplo, os deixe cair na cama.
Porem existem duas teoria mais sombrias, a primeira e que trataria-se de umafaísca de um acúmulo de eletricidade estática, do tipo do fogo de Santelmo, que inicia o fogo nas roupas da vítima.
É a mais sombria e adorada por teoristas da conspiração, seria algum tipo de arma manipulada por governos, na qual usariam as vitimas apenas para efeito de testes e mesmo alienigenas(neste caso desconheciariamos o motivo).

Alguns casos famosos:

MARY HARDY REESER
1951 - Flórida(EUA), os restos carbonizados de Mary Reeser, de 67 anos, foram encontrados na cadeira em que ela estava sentada, com nada mais fora o crânio, parte do pé esquerdo e o osso da coluna. Mesmo com o corpo quase completamente incinerado, houve pouco dano à sala – nada esperado para um incêndio típico.

JOHN IRVING BENTLEY

 1966 - Pensilvânia(EUA), John Irving Bentley era um físico de 92 anos que foi encontrado morto em seu banheiro, queimado até a morte. A única sobra do corpo de Bentley foi a metade inferior da perna direita, com o pé ainda usando um chinelo.

MICHAEL FAHERTY
Em 2010, O irlandês Michael Faherty, de 76 anos, foi encontrado morto, com a cabeça perto da lareira, em sua sala. Os danos no local estavam limitados ao teto acima de sua cabeça, o chão logo abaixo, e o corpo, totalmente incinerado.  

Curiosidades:

No século XIX, o grande escritor britânico Charles Dickens possuia grande curiosidade com a CHE,  a ponto de a utilizar para matar um personagem de sua novela "A casa abandonada ("Bleak House"). 
Krook, o personagem alcoólatra, compartilhava da crença comum nessa época de que a combustão humana espontânea era causada por quantidades excessivas de álcool no corpo.